Grupo Confirmado

Israel - Os fundamentos da civilização ocidental e seus percursos até os dias de hoje

Com Lourival Sant’annaDe 9 a 21 de Junho, 2017
Casa do Saber

Berço das três religiões monoteístas, Israel e a Palestina são uma experiência singular. Nenhum outro lugar do planeta concentra, em uma área tão reduzida, tantas referências fundamentais para entender a civilização ocidental. Chamada de Al-Quds (A Santa) em árabe, Jerusalém é uma cidade sagrada para o judaísmo, para o cristianismo e para o islamismo. A Cidade Antiga está repleta de cenários de algumas das mais marcantes passagens do Velho e do Novo Testamento. E do local onde hoje está a imponente Mesquita de Al-Aqsa, segundo a tradição, o Profeta Maomé subiu aos céus. A beleza de sua riquíssima arquitetura, a poesia de suas estreitas ruas de pedra, a topografia acidentada que, ao se caminhar, revela paisagens estupendas de colinas, cada uma com a sua história,e domos que reluzem ao sol, dão um significado único a cada instante. Belém, Massada, Nazaré e Tiberíades também propiciam vivências poderosas e inesquecíveis, independentemente da relação que se tem com as religiões: simplesmente suas histórias são a nossa história, compõem nosso inconsciente coletivo, nosso patrimônio cultural, ético e estético.

Em contraste com tudo isso, Tel Aviv nos transporta para o mundo contemporâneo, não perdendo em nada para qualquer cidade europeia ou americana. E num certo sentido completa nossa viagem pelo tempo, como testemunho do que a humanidade alcançou, em seu percurso milenar. Israel e a Palestina são também o palco do insolúvel conflito árabe-israelense, a partir do qual derivam inúmeros conflitos entre o mundo muçulmano e o Ocidente, com suas repercussões sobre a economia global, a segurança dos cidadãos e a geopolítica. Conhecer e entender esse lugar é saber mais sobre si mesmo.

Quem acompanha

Lourival Sant'anna

Lourival Sant’anna |

Lourival Sant’anna é Jornalista, diretor-adjunto do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial e comentarista internacional da Rádio CBN, atuou como repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo até 2015, para o qual colabora na editoria “Internacional”. Fez coberturas em 60 países, incluindo o Iraque (2003, 2010 e 2014), a Síria (2006 e 2012), […]

Saíba mais
Baixe o Roteiro Detalhado

Cadastre-se

Para receber nossas newsletters