Vagas Esgotadas

Andaluzia - As três grandes religiões da História

Com Luiz Felipe Pondé03 a 15/04 de 2018
Casa do Saber

Do século VIII ao XV, grosso modo, a Espanha (e Portugal) fizeram parte do mundo islâmico. A região espanhola hoje conhecida como Andaluzia é o coração desse período e guarda suas principais marcas. O foco de nosso percurso serão os encontros e desencontros entre as três grandes religiões de matriz abrâamica, Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, sob o domínio político e militar desta última. O período se encerra com a “la Reconquista”, no século XV, levada a cabo pelos “Reis Católicos”, Isabel de Castela e Fernando II de Aragão.

Entre suas três principais cidades, Córdoba, Sevilla e Granada (além de pequenos tesouros entres elas), nosso foco será entender as seguintes questões: houve de fato uma vida de tolerância religiosa nesse período? Como a filosofia grega, especificamente Aristóteles, chegou a Espanha moura (Al-Andalus) e daí seguiu rumo em direção ao norte da Europa,

adentro da cultura cristã latina medieval? Como os filósofos judeus criaram sua famosa mística conhecida como “Cabala” nesse mundo? Qual a diferença entre esse islamismo de Al- Andalus e o islamismo do fundamentalismo islâmico atual?
Entre o mito da beleza filosófica e religiosa desse período, e a sua derrocada, que levou a grandes fogueiras da inquisição espanhola, faremos um diálogo, entre essas três grandes religiões, acerca de Deus, ética, amor e tolerância.

Quem acompanha

Luiz Felipe Pondé | | | | |

Filósofo e teólogo, professor de pós-graduação em Ciências da Religião da PUC-SP, da Faculdade de Comunicação da FAAP, professor convidado em Mística Medieval em algumas das principais universidades europeias. Mestre pela Universidade de Paris 8, Doutor pela USP, Pós-Doutor pela Universidade de Tel Aviv, colunista na Folha de S. Paulo, comentarista da TV Cultura e […]

Saíba mais
Baixe o Roteiro Detalhado

Cadastre-se

Para receber nossas newsletters