Especialistas

Nos projetos da Latitudes, os especialistas têm um papel fundamental. São pessoas que dominam determinadas áreas do conhecimento e que possuem alta capacidade comunicativa para compartilhar o seu saber. Conheça abaixo os nomes que tornam os nossos projetos ainda mais especiais.

Adriano Gambarini

| | | | |

Fotógrafo profissional, escritor e editor desde 1992. Geólogo especializado em Espeleologia e História Natural da Terra, desde o início da sua carreira engajou-se em documentações para projetos conservacionistas, antropológicos e etnográficos. Autor fotográfico de 16 livros, assina, entre outros, os textos de Cavernas no Brasil (finalista do Prêmio Jabuti 2012) e A Origem do Homem e seus Deuses, em autoria com Leandro Karnal. Suas mais recentes obras Panthera Onca e A Onça na Cultura Pantaneira foram resultados de 15 anos fotografando onças pintadas pelo Brasil. Fez documentários para a Discovery Channel no Brasil, França e Rússia, além de trabalhos jornalísticos em tempo real na China, Tailândia, Camboja e Laos. É fotógrafo da National Geographic Brasil desde 2000 e atuou como especialista e fotógrafo nas duas viagens “Around the World”, organizadas pela Latitudes (2016 e 2018). Três vezes palestrantes do TEDx, trabalha como editor de arte e fotografia em livros e exposições fotográficas, ministra workshops, palestras e encontros fotográficos em viagens pelo Brasil e exterior. Atualmente é também produtor, diretor de fotografia e roteirista de documentários, entre eles: Onça-pintada (ICMBio e MMA), Amazônia Pré-colonial, (Instituto Mamirauá), As Pescas Tradicionais Indígenas (Instituto OPAN), Snail Kite – New discoveries from South America e Bare-throated Bellbird (Instituto Smithsonian, de Washington).

Ver Mais

Agnaldo Farias

| |
Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Foi curador do MAM-RJ (1998/2000), curador adjunto da 23ª Bienal de São Paulo (1996), da 1ª Bienal de Johannesburgo (1995) e curador da representação brasileira da 25ª Bienal de São Paulo (2002). Atualmente, é consultor de curadoria do Instituto Tomie Ohtake. Publicou As Naturezas do Artifício - Amélia Toledo (Editora W11, 2004), Daniel Senise -The piano factory (Andréa Jacobsen, 2003) e Arte brasileira hoje (Publifolha, 2002), entre outros livros.
Ver Mais

Agnaldo Gomes

Agnaldo Gomes é geógrafo pela PUC - SP. É guia de montanha há 15 anos e pratica esportes outdoor há 25. Tem em seu currículo expedições em alta montanha, travessias de bicicleta e caiaque oceânico. Em 1990 fez sua primeira expedição em altitude, no Aconcágua, na Argentina. Realizou cursos de escalada em rocha, gelo e primeiro socorros. Participou e liderou expedições nas montanhas mais altas de vários países, entre elas o Aconcágua, na Argentina, Huascaran e Pisco, no Peru, Cotopaxi, Illiniza e Chimborazo, no Equador, Huyana Potosi, Pequeno Alpamayo, Illimani e Sajama, na Bolívia, Elbrus, na Rússia, Kilimanjaro, na Tanzânia e o Island Peak, no Nepal. Em setembro de 2013 participou de uma expedição ao Cho Oyu, a sexta mais alta montanha do planeta, com 8201 metros, localizado na fronteira do Nepal com o Tibete. Alcançou e se tornou um dos poucos alpinistas brasileiros a ter escalado uma montanha com mais de 8000 metros. Atualmente divide seu trabalho administrando sua empresa com sua paixão pelas montanhas trabalhando como guia para a Morgado Expedições.
Ver Mais

Amâncio Friaça

| | |

Astrofísico, professor livre-docente do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, pesquisador nas áreas de Evolução de Galáxias, Cosmologia e Astrobiologia. Organizador de várias reuniões científicas relacionadas à Astrobiologia, entre elas, o First Brazilian Workshop on Astrobiology (Rio de Janeiro, 2006), a 15a IAG/USP Advanced School on Astrophysics – From Galaxy to Life (Campos do Jordão, 2010) e a São Paulo Advanced School of Astrobiology (São Paulo, 2011).

Ver Mais

Anfitrião Latitudes

O Anfitrião Latitudes, com boa experiência no acompanhamento de grupos em viagem, promove a interação entre os passageiros e atende às suas demandas. Atua sempre de maneira a integrar: passageiros, operador local e a Latitudes além de promover a realização e o sucesso das viagens de conhecimento.
Ver Mais

Ângela Sundari

|
Ângela Sundari é yoginī por nascimento e vocação. Pratica Yoga e estuda Vedānta há perto de 20 anos. Ela e Pedro viajam juntos, de sete a oito meses por ano, pela Índia e o Oriente, onde o casal estuda, pratica, pesquisa, surfa e aperfeiçoa seus conhecimentos. Ângela compartilha com os grupos os segredos que aprendeu na estrada e coordena as atividades de Yoga de nossas viagens.
Ver Mais

Antônio Brancaglion Jr

Professor do Depto. Antropologia, Setor Arqueologia do Museu Nacional do Rio de Janeiro/UFRJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional/UFRJ. Curador da Coleção Egípcia do Museu Nacional/UFRJ. Coordenador do Laboratório de Egiptologia do Museu Nacional/CNPq. Membro do Comité International pour l'Égyptologie - CIPEG/ICOM. Pesquisador Convidado do Institut Français d'Archéologie Orientale – Cairo/Egito. Egiptólogo da Missão Argentina em Luxor/Egito. Professor do Departamento de Letras Orientais da USP – Estudos Árabes e Judaicos.
Ver Mais

Carlos Cabral

| | |
Estudioso da área há mais de 40 anos e apaixonado por vinhos, é um dos grandes nomes da Enologia brasileira. Escritor, palestrante, articulista e consultor, é fundador e idealizador da Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho, além de outras sociedades e confrarias no exterior. Realizou mais de 60 viagens pelas regiões vinícolas do mundo e conhece pessoalmente os principais produtores de vinho de Portugal e do Brasil. Autor de diversas obras, entre elas Presença do Vinho no Brasil: um pouco de História (Ed. de Cultura, 2004).
Ver Mais

Claudia Calirman

|
Cláudia Calirman leciona História da Arte no MoMA e na Parsons School for Design e desenvolve visitas guiadas em museus e galerias de arte em Nova York. É doutora em História da Arte pela City University of New York especializando-se em arte moderna, contemporânea e latino-americana. É associada ao Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), Museu Metropolitan e ao Museu Guggenheim e colabora com as revistas de arte Art Nexus e Art in America. Atua como palestrante na Christie’s Education, New York University, El Museo del Barrio, entre outras importantes instituições.
Ver Mais

Cristina Rodrigues Franciscato

| |

Jornalista, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Literatura Grega Antiga pela FFLCH-USP. Tradutora da tragédia Héracles de Eurípides (Palas Athena, 2003); coautora dos livros: Estudos Sobre o Teatro Antigo (Alameda, 2010) e A Representação dos Deuses e do Sagrado no Teatro Greco-Latino (Humanitas, 2013). Membro Pesquisador do grupo “Estudos sobre Teatro Antigo” (USP/ CNPQ). Membro da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, também possui um canal no YouTube sobre Literatura Grega: www.youtube.com/cristinafranciscato

Ver Mais

Daniel Lahr

Daniel Lahr é pesquisador na área de Biologia Evolutiva de Microorganismos. Bacharel e Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, é PhD em Biologia Evolutiva pela Universidade de Massachussetts. Atua como Professor Doutor na Universidade de São Paulo desde 2013.  Especialista em reconstruir a história de relações entre grandes grupos de organismos, estuda como a vida se diversificou ao longo dos últimos 3,5 bilhões de anos.  Utiliza como sistema de estudo a enorme variedade de microorganismos existentes no planeta. Como ferramentas de estudo, utiliza a biologia molecular, a morfologia, a paleontologia, a bioinformática e a sistemática filogenética.  Possui mais de 40 artigos científicos publicados em revistas científicas internacionais, é Membro do Comitê Executivo da International Society of Protistologists e da International Society for Testate Amoebae Research, além de ser Editor Acadêmico da revista científica internacional PeerJ.  Em 2016 foi eleito Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências pelos seus trabalhos sobre datação de eventos chave na evolução a vida, e sobre a evolução da reprodução sexuada em microrganismos ameboides.
Ver Mais

Dante Gallian

| | |
Doutor em História Social pela USP e pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, França (2007). Atualmente é docente do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da UNIFESP-SP e participa como professor-orientador dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UNIFESP e Saúde Coletiva do Departamento de Medicina da UNIFESP. É diretor do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP e coordenador do Laboratório de Humanidades (LabHum) da mesma universidade.
Ver Mais

Denise Gadelha

| |
Mestre em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UFRGS. Em 2012 cursou o programa intensivo de Art and Business no Sotheby’s Institute of Art em Londres. Atua como artista, professora e curadora. Sua exposição individual mais recente, DúO, fez parte da programação da II Bienal de Fotografía de Lima em 2014. Nesta mesma Bienal, foi co-curadora da exposição Brasil: voces en la multidud, Assef, De Andrade e Morais, que ocupou a Sala Inca Garcilaso, em Lima, Peru. Ainda em 2014 curou a exposição Vertigo realizada na SIM Galeria em Curitiba, a individual A Falta que nos constitui, de Nati Canto, na Zipper Galeria, em São Paulo, e a mostra Desconstrução da Paisagem do artista espanhol Isidro Blasco no MuMA (Museu Metropolitano de Arte de Curitiba).
Ver Mais

Emilio Moufarrige

|

Formado em arquitetura e pós–graduado em Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual, voltou–se para a Filosofia a partir de 1975. Foi professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie e, desde então, dedica–se a estudos humanísticos. Ministra aulas, seminários e palestras nas áreas de Filosofia, História, Religiões e Mitos, tanto do Oriente como do Ocidente. Atua como consultor na Latitudes, onde desenvolve projetos de viagens e ações culturais. Há anos tem acompanhado grupos de viagens por Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã, Myanmar, China, Turquia, Uzbequistão, Irã, Marrocos, Líbano, Armênia, Geórgia, Azerbaijão, Jordânia e Egito.

Ver Mais

Equipe Niède Guidon

| |

Há anos à frente do Parque Nacional da Serra da Capivara, a renomada arqueóloga capacitou alguns profissionais para realizarem o trabalho de campo e continuarem com o desenvolvimento das pesquisas na Serra da Capivara. Formada por pessoas da comunidade local, monitores especializados, técnicos, arqueólogos e historiadores das mais conceituadas universidades européias e brasileiras, a equipe que atualmente trabalha na Serra da Capivara nos guiará pelos mais variados tipos de pinturas rupestres e sítios arqueológicos, onde poderemos observar o trabalho de escavação e todo o processo envolvido nas pesquisas.

Ver Mais

Esther Rapoport

| |

Graduada em História pela Universidade de São Paulo, com 40 anos de experiência na área do Turismo, trabalhou em diversas empresas do setor e fixou por 7 anos residência em Torino, na Itália, onde organizava, recebia e guiava grupos de turistas de todas as partes do mundo. Especializou-se em estudos sobre os aspectos da Gastronomia na História da Humanidade, tema que se tornou uma espinha dorsal nas viagens que conduz.

Ver Mais

Graziela Gilioli

Fotógrafa humanista vencedora do concurso internacional de fotografia Biancoscuro Art Magazine pela sua obra “O Balão", Lombardia, 2017, e premiada na Bienal de Roma pela obra “Tempo Esquecido", Itália, 2014. Suas obras já foram exibidas na Suiça (Montreux Art Gallery), na Itália (Roma, Tivoli, Padova e Parma) e no Brasil ( Max Mara e Vinheria Percussi, em São Paulo). Já fotografou em mais de 40 países tendo participado da expedição ao deserto de Mersouga no Marrocos com a National Geographic Expeditions. De formação acadêmica eclética é Bacharel em Ciências Sociais pela PUC-SP, com estudos continuados em Administração de Marketing pela FGVSP e MBA em Gestão do Luxo pela ESSEC de Paris. Na fotografia iniciou seus estudos na Escola Panamericana de Artes e Design de SP e desenvolveu seu talento na escola de fotografia de Santa Fé nos Estados Unidos e na Universidade de Artes de Londres, Saint Martins. Além de workshops com mestres como David duChemin, Jennifer Spelman e Oliviero Toscani. Conheça: http://pt.grazielagilioli.com/
Ver Mais

Guia Latitudes

Pertencente ao staff da Latitudes, a presença desse profissional visa promover a interação dos passageiros com os locais visitados. Além de conhecer o destino visitado, sua participação agrega um valor inestimável à viagem, pois ele atende às demandas do grupo em suas necessidades e atua de maneira integrada com o operador local e a Latitudes, promovendo a completa realização de uma viagem de conhecimento.

 
Ver Mais

Guia local

A Latitudes trabalha com os melhores guias locais de cada destino, selecionados cuidadosamente para acompanhar nossos grupos.
Ver Mais

Guia Local falando espanhol

A Latitudes trabalha com os melhores guias locais de cada destino, selecionados cuidadosamente para acompanhar nossos grupos.
Ver Mais

Guia local falando português

A Latitudes trabalha com os melhores guias locais de cada destino, selecionados cuidadosamente para acompanhar nossos grupos.
Ver Mais

Guia Morgado Expedições

Ao longo dos mais de 15 anos de existência da Morgado Expedições, Manoel Morgado formou uma equipe de guias montanhistas e escaladores das mais experientes e capacitadas do mundo. Ao entrarem pata esse time seleto de guias, cada um já carregava anos de experiência e conquistas admiráveis no ramo. Além de oferecerem orientação e segurança nas trilhas e escaladas, os guias também são experts em diversos esportes praticados nesses ambientes.
Ver Mais
Helio Dias Ferreira

Hélio Dias Ferreira

| |

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), com parte dos estudos realizados na Université Sorbonne em Paris, 3. Mestre em História da Arte e artista plástico formado pela Escola de Belas Artes da UFRJ. É autor dos livros: Uma História da Arte ao alcance de todos (BATEL, 2017), Ivan Serpa: o “expressionista concreto” (EDUFF, 1996), co-autor da publicação Ivan Serpa (Banco Pactual, 2003) e organizador do livro Ivan Serpa da coleção Fala do Artista (FUNARTE, 2004). É professor associado na Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Ver Mais

Heni Ozi Cukier

| |

Cientista político, consultor e empresário. Formado em Filosofia e Ciências Políticas nos EUA, é Mestre em Desenvolvimento Internacional pela Paz e Resolução de Conflitos pela American University, em Washington DC. Professor de Relações Internacionais na ESPM (SP) e do curso de MBA de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Nos EUA, trabalhou no Conselho de Segurança da ONU, na Organização dos Estados Americanos (OEA) e outras organizações americanas.  É fundador do Insight Geopolítico, consultoria de risco político internacional e autor do blog Risco Político Global, do portal da Revista Exame.

Ver Mais

Irineu Franco Perpétuo

| | |

Jornalista, colaborador da revista Concerto, da Folha de S. Paulo, jurado do programa Prelúdio, da TV Cultura e palestrante na Sociedade de Cultura Artística. Co-autor de Populares & Eruditos (Invenção, 2001), autor de Cyro Pereira – Maestro (DBA, 2005) e dos audiolivros História da Música Clássica (Livro Falante, 2008), Alma Brasileira: A Trajetória de Villa-Lobos (Livro Falante, 2011) e Chopin: O Poeta do Piano (Livro Falante, 2012). Publicou a tradução direta do russo de Pequenas Tragédias (Ed. Globo, 2006) e Boris Godunov (Ed. Globo, 2007), de A. S. Púchkin e traduziu, do russo, Memórias de Um Caçador (Editora 34), de Ivan Turguêniev, Vida e Destino (Alfaguara, 2014) e A Estrada (Alfaguara, 2015), de Vassili Grossman.

Ver Mais

Isabella Magalhães Callia

| |

 Italianista, especialista em História e Cultura da Alimentação, docente e pesquisadora das práticas alimentares do Mediterrâneo. Doutoranda em Literatura e Cultura Italianas, pela Letras FFLCH/USP. Suas pesquisas atuais tratam principalmente do vínculo entre a comensalidade e a noção de identidade. Ministrou entre 2015 e 2017 os cursos “Arte e cultura na Roma Imperial”, “Rotas comerciais e tabus alimentares do Mediterrâneo” e “Arte do Bem Viver no mundo Antigo: Erotismo, Estética e Comensalidade”, no Centro Universitário Maria Antonia/USP, “O complexo ato de comer na atualidade”, no SESC Centro de Pesquisa e Formação, “A Comida na Arte: Homero, Soso de Pergamo, Bruegel e Fellini”, no Museu de Arte Sacra, e "Da página ao prato: a gastronomia na literatura italiana", na Letras, FFLCH/USP. 

Ver Mais

Jaime Spitzcovsky

| |

Jaime Spitzcovsky é jornalista e palestrante. Ministra aulas em espaços como a Casa do Saber e o Mube, entre outros. É sócio do Minq (Mundo Inquieto), projeto de geração de conteúdo, colaborador da Folha de S.Paulo e integrante do Grupo de Análise de Conjuntura Internacional da USP. Foi editor internacional da Folha de S. Paulo (88-90 e 97-2000), correspondente em Moscou (90-94) e em Pequim (94-97). Realizou coberturas jornalísticas em mais de 40 países. Colaborou regularmente com Band News FM, TV Cultura, Jovem Pan AM, BBC, Diário de Notícias (Portugal), El Mercúrio (Chile).

Ver Mais

Johnny Mazzilli

|
Fotógrafo, viajante profissional, travel writer e editor. Visitou 53 países, alguns deles várias vezes. Esteve 18 vezes na Noruega, país que conhece melhor que o Brasil. Publicou quase duas centenas de artigos de turismo, lifestyle, gastronomia e de cunho cultural em revistas no Brasil e no exterior. Atualmente, é editor do Clube Paladar, uma publicação do Estadão voltada para vinhos, gastronomia e viagens.
Ver Mais
Katherine de las Neves

Katherine de las Neves

Filha de um casal venezuelano - espanhol e chilena por escolha, encarna com perfeição uma vida multi cultural tendo sido criada com uma visão de mundo ampla e tendo viajado muito desde sua infância. É formada em arqueologia, o que sem dúvida contribuiu para sua paixão pelas interações culturais. Sua curiosidade em viajar e conhecer novos lugares e culturas a leva a trabalhar como comissária de bordo por vários anos com a Lan Chile. Descobriu seu gosto pelas montanhas após ter escalado o vulcão Villa Rica em Pucón no ano 2000. Depois disso faz seu primeiro trek de longa duração no Peru ao percorrer o clássico Caminho Inca a Machu Pichu. No ano 2002 busca formação especializada na prestigiosa escola de montanha NOLS na Patagônia onde realiza seu primeiro curso de montanha. É apaixonada por esportes de aventura como snowboard, mergulho e escalada de rocha, mas o trekking é o que faz seu coração bater mais forte e se converteu em sua espacialidade. Percorreu inúmeras trilhas em mais de 15 países e escalou montanhas como o Kilimanjaro, o mais alto da África, o Elbrus, o mais alto da Europa, o Ararat, o mais alto da Turquia e o Damavand, o mais alto do Irã. Anualmente realiza várias expedições e viagens exploratórias para organizar novos roteiros para Morgado Expedições. Em 2016 começou um novo desafio ao fazer um curso intensivo de vela e navegação. Obteve a certificação da ASA (American Sailing Association) que a habilita a navegar em veleiros privados. Desde então divide seu tempo entre velejar e as montanhas. Sempre buscando aprimorar seus conhecimentos, em março de 2017 fez um curso intensivo de 10 días, onde obteve a certificação de primeros socorros ao ar livre com a prestigiosa escola americana de montanha e outdoor NOLS.
Ver Mais

Leandro Karnal

| | | | | |
Professor Doutor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), desde 1996, é graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS) e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Possui pós doutorados pela UNAM, México, e pelo CNRS de Paris. Sua formação cruza História Cultural, Antropologia e Filosofia. Atua como assessor de conteúdo da Rede Globo para novelas e produções e há 17 anos realiza atividades de consultoria em conteúdo e curadoria para exposições artísticas e históricas. Há anos ministra palestras em diversas empresas e acompanha viagens de conhecimento com grupos privados para o exterior.
Ver Mais

Leandro Oliveira

| |

Compositor, professor e pianista, doutor em "Educação, Arte e História da Cultura" pela Universidade Mackenzie. Pós-graduado em Teoria da Comunicação pela ECA/USP e Musicologia pela UFRJ, é anfitrião e palestrante do projeto “Falando de Música” da Fundação Osesp e atua profissionalmente como diretor para transmissões de concertos sinfônicos para televisão e internet. Suas composições musicais foram apresentadas por espaços de arte e companhias de dança do Rio de Janeiro e São Paulo. Assina semanalmente a coluna “Falando de Música” no jornal O Estado de São Paulo.

Ver Mais

Lisete Florenzano

Lisete é formada em Engenharia Mecânica pela USP, com mestrado no Departamento de Materiais, na mesma Universidade. Foi professora da PUC, em Curitiba. Trabalhou no projeto de desenvolvimento de VLTs (veículo leve sobre trilhos) na empresa Bom Sinal, em planejamento e gestão de projetos. Seu interesse por culturas e filosofias acabou levando-a ao yoga, sua filosofia de vida. Praticante e instrutora, ministrou práticas em Curitiba e em Botucatu-SP. Foi proprietária do Setor 1 - Escalada Indoor. Sempre esteve ligada a esportes outdoor e viagens. Em 94 viajando pelo Peru e Bolívia, percebeu a importância do contato com culturas diferentes e ambientes de montanha. Em 97 começou a escalar em rocha, tendo visitado os principais locais do Brasil: morro do Cuscuzeiro, Pedra do Baú, Itatiaia, Serra do Cipó, Andradas, entre outros. Nessa época foi, por dois anos, instrutora de escalada em rocha e guia de ecoturismo em Analândia. Em 98 foi sozinha ao Nepal, a viagem mais marcante de sua vida. Passou três meses nesse país, fazendo trekkings, conhecendo as cidades históricas e a cultura local, além de cursos de meditação e estudos budistas no mosteiro de Kopan. Fez também importantes viagens pela Austrália e Nova Zelândia, onde passou 10 meses viajando de bicicleta e escalando em rocha, pela Argentina, Tailândia, Bali, China, Grécia, França, Espanha, USA, sempre com o intuito de integrar atividades outdoor, desenvolvimento pessoal e descoberta de novas culturas. Em 2010 entra para a equipe da Morgado Expedições como guia de trekking e escalada em montanha. Desde então já fez 5 trekkings ao Campo Base do Everest, além do Annapurna e Manaslu também no Nepal, trekking no Marrocos e Mongólia. Escalou o Monte Tubkal (4.160m), Kilimanjaro (duas expedições) e o Monte Khuiten (4.374m), tornando-se a primeira brasileira a escalar esta montanha. Participou da expedição ao Aconcagua (duas vezes) e ao Cordon del Plata, escalando vários cerros da região, ao Mont Blanc (França), Mt. Elbrus (Rússia). Participou dos cursos de Mountaineering and Leadership, Rock and Ice climb, nos USA (International Wilderness Leadership School) e curso de Escalada em Gelo e Neve na Argentina, com Milton Marques. Tem certificação internacional em Wilderness Advanced First Aid pela NOLS. Em 2013 entrou para o seleto grupo de escaladores brasileiros a culminar uma montanha com mais de 8.000m, tornando-se, assim, a quarta brasileira a escalar um dos gigantes do Himalaya, o Cho Oyu, com 8.210m.
Ver Mais

Lorenzo Merlino

Lorenzo Merlino é estilista pós-graduado em História da Arte pela FAAP e mestrando em História da Arte pela UNICAMP. Em 2016 foi nomeado Embaixador de Flandres para as Artes e a Moda no Brasil. Com mais de 20 anos de experiência no universo da moda, colaborou para fundar a Semana de Moda e integrou por 6 anos o São Paulo Fashion Week. Foi o 1o estilista brasileiro a ser representado em Paris, quando Madonna adquiriu um vestido seu. De 2003 a 2008 foi representado em Nova Iorque pela Opening Ceremony, período em que diversas celebridades vestiram suas criações. Indicado ao XIV Prêmio Carlos Gomes (2011) por melhor figurino com O Barbeiro de Sevilha, e eleito melhor figurinista de óperas do Brasil por Eugene Onegin (2015, Theatro Municipal SP). Atualmente é professor na FAAP e colaborador no MASP, MAM-SP, Escola São Paulo, Casa do Saber, Unibes Cultural e SESC.
Ver Mais

Lourival Sant’anna

Lourival Sant’Anna é jornalista internacional desde 1990 e já fez reportagens em 70 países. No continente africano, cobriu a Primavera Árabe (Tunísia, Egito e Líbia), a guerra do Mali e a separação do Sudão, fez reportagens no Marrocos, Nigéria, Angola, Moçambique, África do Sul, Lesoto, Suazilândia, Namíbia e São Tomé e Príncipe. Fez uma expdição recente pela Etiópia, Quênia, Ruanda, Zâmbia, Botsuana, Namíbia e Seicheles, em parceria com a Latitudes. É especialista em coberturas de risco, como guerras, terrorismo, desastres naturais e epidemias. Colunista do Estadão e comentarista da rádio CBN, é diretor do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice) e mestre em jornalismo pela USP. Publicou Viagem ao Mundo dos Taleban (Geração Editorial, 2002), O Destino do Jornal (Editora Record, 2008) e Minha Guerra contra o Medo (Amazon, 2019). Seu trabalho está reunido nos sites www.lourivalsantanna.com e www.palestrasobremedo.com.br.

Ver Mais

Lucia Brandão

| | | | | |

Professora e estudiosa há mais de 30 anos das culturas orientais, principalmente das filosofias e mitologias hindus e budistas. Por experiência prática e intelectual foi sempre convidada por editoras brasileiras para revisar textos traduzidos e conteúdos temáticos como das obras de Heinrich Zimmer: Filosofias da Índia, entre outras, ou de Karen Armstrong: A Grande Transformação. Com a Latitudes vem acompanhando grupos em Viagens de Conhecimento pela Índia, Nepal, Butão, Myanmar, Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã e Sri Lanka.

Ver Mais

Luís Edmundo de Souza Moraes

Professor associado de História Contemporânea do Departamento de História e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde coordena o Núcleo de Estudos da Política. Doutor em História pelo Centro de Pesquisas sobre o Antissemitismo da Universidade Técnica de Berlim, mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ, universidade na qual se formou historiador.
Ver Mais
Luiz Estevam de Oliveira Fernandes

Luiz Estevam de Oliveira Fernandes

Historiador formado pela Unicamp e professor adjunto de História das Américas e História Cultural na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Tem pós-doutorado pela University of Texas (Austin) e é autor de inúmeros artigos em temas como ensino, história, religiosidade, identidade e alteridade, entre outros, bem como de livros de divulgação, acadêmicos e didáticos. Publicou os títulos História dos Estados Unidos (Ed. Contexto, 2010) com Leandro Karnal, Sean Purdy e Marcus Vinícius de Morais) e Santos Fortes (Ed. Rocco, 2017) com Leandro Karnal. É professor da Casa do Saber e também já ministrou cursos no Clube Harmonia, Na Sala e ViverArte. Como palestrante, atua em eventos de empresas, convenções e congressos debatendo diversos temas culturais, comportamentais, sociais, históricos e filosóficos.
Ver Mais

Luiz Felipe Pondé

| | | |

Luiz Felipe Pondé é Filósofo, Professor da FAAP e Diretor do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP. Foi professor convidado em Mística Medieval na Universidade de Marburg (2002 e 2003) e Sevilla (2004) e professor convidado em Humanidades e Ciências da Saúde na Escola Paulista de Medicina de 2007 a 2010. Mestre pela Universidade de Paris 8, Doutor pela USP, Pós-Doutor pela Universidade de Tel Aviv, colunista na Folha de S. Paulo, comentarista da TV Cultura e da Rádio Bandeirantes e rádio Sul América Paradiso (Rio). Autor de, entre outros títulos, O Homem Insuficiente (Edusp, 2001), Crítica e profecia – a filosofia da religião em Dostoievski (Ed. 34, 2003), Do pensamento no deserto (Edusp, 2009), Guia Politicamente Incorreto da Filosofia (Leya, 2012), Filosofia da Adúltera (LeYa, 2013), Era do Ressentimento (LeYa, 2014), Guia Politicamente Incorreto do Sexo (LeYa, 2015), Filosofia para Corajosos (Planeta, 2016),  Amor para Corajosos (Planeta 2017), Contra um mundo melhor (Contexto, 2018), Espiritualidade para Corajosos (Planeta, 2018), e Filosofia do Cotidiano (Contexto, no Prelo).

Ver Mais

Luiz Malta Louceiro

| | | | | |
Luís Malta Louceiro é mestre e doutorando em Filosofia pela PUC-SP, onde é também membro do Nemes (Núcleo de Estudos de Mística e Santidade) do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências da Religião. Como estudioso das filosofias da Índia desde 1982, ministra cursos na Casa do Saber sobre o tema e tem levado grupos ao país desde 2001.
Ver Mais

Manoel Morgado

|

Médico pediatra pela Escola Paulista de Medicina (São Paulo) e apaixonado por viagens de aventura, iniciou uma jornada pelo mundo na América do Sul, depois Europa, Ásia e Oceania. Voltou-se para a Ásia e adquiriu grande experiência sobre os países e culturas do continente. Passou a acompanhar grupos de viagem, atividade que desenvolve há mais de 20 anos. É estudioso das filosofias asiáticas e tem afinidade especial pelo Budismo. Escala com frequência as montanhas mais altas da África, América do Norte, América do Sul, Oceania e Europa. Em maio de 2010 tornou-se o oitavo brasileiro a alcançar o cume do Monte Everest e, no ano seguinte, o segundo a escalar a montanha mais alta de cada continente (sete cumes). Em março de 2016 guiou o sexagésimo grupo ao campo base do Everest.

Ver Mais

Marcelo Backes

| |
Doutor em Germanística e Romanística pela Universidade de Freiburg, na Alemanha. Escritor, professor, tradutor e crítico literário, autor de A arte do combate (Boitempo, 2003), Lazarus über sich selbst (sua tese de doutorado sobre o poeta alemão Heinrich Heine, Frankfurt, 2005), Estilhaços (Record, 2006), maisquememória (Record, 2007), um romance de viagens, Três traidores e uns outros (Record, 2010), um romance em quatro fragmentos, e O último minuto (Companhia das Letras, 2013), um romance que entre outras coisas mostra as marcas da migração russa no Brasil. Suas obras – ensaios, poesias ou livros – estão sendo publicadas em vários países da Europa. Bolsista da Academia de Artes de Berlim em 2010, já conferenciou na Universidade de Viena e traduziu as principais obras de Kafka ao português, em edições comentadas.
Ver Mais

Marcia Arcuri

| | |

Historiadora, mestre em Artes pela University of Essex, Inglaterra e doutora em arqueologia pela USP. É professora credenciada do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e leciona na Casa do Saber. Foi curadora da exposição Por Ti América e assessorou cientificamente as exposições: Tesouros de Sipán – Esplendor da Cultura Mochica e Ouros de ‘Eldorado’: Arte Pré-Hispânica da Colômbia, ambas na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Com vasta trajetória internacional, atualmente trabalha em parceria com pesquisadores e gestores de museus peruanos.

Ver Mais

Marcia De Luca

| | |

Estudiosa de Yoga, Meditação e Ayurveda há mais de 38 anos. Formou-se pelo The Chopra Center for Well-Being e aprofundou seus conhecimentos nessa área com o médico americano Dr.David Frawley e vários mestres indianos. Dá palestras para empresas, consultoria, atendimento individualizado e celebra rituais de passagem, como casamentos. Ministra também grupos de estudos para inspirar pessoas no caminho da evolução espiritual. É autora de vários livros: A idade do poder – Transformação, saúde e beleza para a mulher (Tornado, 2002), Ayurveda – Cultura de Bem-Viver(Cultura, 2007), Trilogia Yoga, Meditação e Ayurveda para a Revista Caras,  Filosofia de Bem Viver (Fontanar, 2015) e Vamos Brincar de Estátua (Cia. das Letrinhas, 2014), Let’s Play Yoga (The Experiment 2018), Mindfulness em Família (Fontanar 2019). Todos os anos Márcia viaja à Índia em busca de novos conhecimentos além de levar seus alunos para vivenciarem in loco a sabedoria milenar desse país.

Ver Mais

Marco Schultz

| | |

Coordena o Simplesmente Yoga, programa de estudo e aprofundamento dedicado ao autoconhecimento. Conduz grupos em jornadas de peregrinação pelo mundo há mais de vinte anos. Viaja extensivamente ministrando cursos, retiros e satsangs – encontros caracterizados por momentos de meditação, canto de mantras e ensinamentos de temática espiritual. Viveu vários anos no exterior, estudando diferentes áreas relacionadas ao desenvolvimento humano integral. Marco é coprodutor do aclamado filme "Eu Maior", assim como dos CDs e DVD "Simplesmente Satsang". Site: http://www.simplesmenteyoga.com.br e http://www.eumaior.com.br.

Ver Mais

Maria Sônia Pinho

|

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística com especialização em Artes Plásticas e pós graduada em Gestão de Patrimônio Histórico e Cultural pela UFMG (2010). Trabalha com Pesquisas, Estudos, Registros Patrimoniais e Diagnósticos técnicos, entre outras atividades complementares dirigidas circunstancialmente ao setor cultural, com destaque para Manifestações Culturais, Educação Patrimonial e Patrimônio Imaterial. Atua como Consultora em diversos segmentos e instituições como: Sebrae-RJ, Sebrae-MG, Senac-RJ, Comunidade Solidária, Ministério do Turismo, Fundação CSN, FEOP-UFOP, FAOP, Secretaria de Cultura do Governo de Minas Gerais, IEPHA e Prefeitura Municipal de Ouro Preto, entre outros. É membro do Conselho do Museu de Arte Popular CEMIG, de Belo Horizonte (MG) e membro do Conselho do Museu Casa de Guignard, em Ouro Preto (MG).

Ver Mais

Marlei Caroli

Há 25 anos dedica-se ao estudo, prática e ensino de Yoga. Formada Instrutora no curso de pós-graduação da FMU - SP e Kaivalyadhama Yoga Institute - Lonavla. Desde 2003 viaja pela Índia e outros países do Oriente e atualmente dedica-se ao estudo de Filosofias Comparadas.

Ver Mais

Mauricio Polato

Técnico em Turismo e Mestre em Educação pela PUC-SP, e atua como guia de turismo especializado na cidade de São Paulo desde 1999. Em 2004, no aniversário dos 450 anos da cidade, desenvolveu uma série de roteiros a pé pela cidade, voltados para o público local. Em seus roteiros, apresenta a história de São Paulo de uma forma lógica e linear, facilitando a compreensão e assimilação.

Ver Mais

Michel Gherman (acompanhamento em Israel)

|
Historiador graduado pela UFRJ, mestre em Antropologia e Sociologia pela Hebrew University Of Jerusalem, em Israel, e doutor pelo Programa de Pós- Graduação em História Social da UFRJ. Atualmente é bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), vinculado ao Programa de Pós-graduação da UFRJ, e é co-coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos (NIEJ) na mesma universidade.
Ver Mais

Michiko Okano

| |
Nasceu no Japão, reside no Brasil desde os oito anos de idade. Especializou-se em cultura japonesa tanto na área profissional, como assessora cultural sênior da Fundação Japão durante quinze anos, bem como no campo acadêmico, com dissertação de mestrado e tese de doutorado sobre o assunto na PUC- SP. Foi professora de língua japonesa na Aliança Cultural Brasil Japão por dez anos, ministrou aulas na Universidade de São Paulo, na Faculdade Messiânica e na Casa do Saber sobre a cultura nipônica e atualmente é professora adjunta de História da Arte da Ásia na Universidade Federal de São Paulo e coordenadora do Grupo de Estudos Arte Ásia.
Ver Mais

Mikael Gorostiaga

|

Formado no Instituto Nacional de Língua e Civilizações Orientais em Paris, com especialização em cultura chinesa: filosofia oriental, história dinástica e moderna. Viveu seis anos na China estudando caligrafia, Taijiquan e Teoria fundamental da Medicina Tradicional, período em que adquiriu grande familiaridade com as minorias étnicas, principalmente na região do Yunnan. Há 20 anos vem acompanhando de perto a transição da China para uma nova era da sua história. Com larga experiência em turismo, atua como tour leader, intérprete e especialista da China tradicional e moderna. É também professor de Qigong/TaijiQuan e trabalha como consultor em empresas francesas com o tema de autoconhecimento e felicidade.  Domina o português, o inglês, o espanhol, o mandarim e o francês, sua língua nativa.

Ver Mais

Pedro Kupfer

|

Pedro Kupfer nasceu no Uruguai em 1966. Descobriu o Yoga aos 16 anos de idade e pratica desde então. Escreveu e traduziu vários livros sobre Yoga, além de ser editor das revistas Yoga Journal, Cadernos de Yoga e do site www.yoga.pro.br. Desde a década de 1980 viaja regularmente pela Índia e outros países do Oriente. Atualmente, mora em Portugal. Quando não está viajando, ensinando ou praticando, gosta de cantar, surfar e cozinhar.

Ver Mais

Plinio Freire Gomes

| |

Historiador e Mestre pela USP, tradutor e conferencista. Publicou vários artigos acadêmicos, além do livro Um herege vai ao paraíso (Companhia das Letras). Viveu na Itália por dez anos e transferiu-se em seguida para Damasco (Síria), onde se dedicou ao estudo do Islam e da cultura árabe. Atualmente desenvolve projetos ligados à arte islâmica e à história das relações entre o Ocidente e o Oriente, além de ministrar cursos em instituições como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu de Arte Moderna (MAM), Museu de Arte Sacra (MAS), Centro Cultural Universitário Maria Antônia (USP), Centro de Pesquisa e Formação (SESC) e Casa do Saber.

Ver Mais

Renato Brolezzi

| |

Graduado em Ciências Sociais (UNICAMP) e especializado em História da Arte pela UNICAMP em parceria com a Universidade Ca’Foscari, de Veneza, atuou como pesquisador em no Projeto Cicognara - Estudo das Tradições Clássicas na História da Arte, financiado pela FAPESP e realizado pelo Departamento de História da UNICAMP, Área de História da Arte, de 2001 a 2008. No Museu de Arte de São Paulo (MASP), foi professor de História da Arte e da Cultura e coordenador assistente do Serviço Educativo, responsável pelos programas de formação em História da Arte para professores da redes pública e privada. Já ministrou aulas em diversas Instituições de ensino, entre elas Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), em São Paulo. Desde 2006 é professor de História da Arte da FACAMP (Faculdades de Campinas).

Ver Mais

Rohit Mittar

Trabalha como guia há mais de 15 anos com mais de 350 grupos guiados em diferentes partes do mundo. Fluente em Português, Inglês, Espanhol, Hindi e Punjabi. Membro do Rotary Club desde 2002 e foi agraciado com o prêmio Paul Harries Fellowship in 2003. Entre 1999 e 2000 esteve no Brasil convidado pela Universidade da Bahia para ministrar uma palestra sobre a cultura indiana, palestra essa feita juntamente com o Sr. Arun Gandhi, filho de Mahatma Ghandi. Acompanhou a equipe da Rede Globo durante as filmagens da novela "Caminhos da Índia".
Ver Mais

Saulo Goulart

Saulo Goulart é Historiador, Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com atuação docente junto ao Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Pesquisador e professor com experiência na área de História Cultural. Desenvolveu pesquisa junto às principais instituições de fomento científico do país, tais como, FAPESP, CNPq e Capes. Também trabalhou em âmbito internacional vinculado ao Colegio de México (COLMEX) como pesquisador temporário. Dedica-se à divulgação científica, ministrando cursos no amplo aspecto da disciplina histórica, com especial interesse em religiões e desenvolvimento sociocultural.
Ver Mais

Sun Vaz

Coordena e ensina no Studio IyengarYoga em São Paulo na Vila Madalena e conduz workshops, intensivos e retiros em todo Brasil. Naturólogo de formação (Medicina com Práticas Naturais – Unisul -SC), Terapeuta Ayurvédico (Suddha Dharma Mandalam) com especialização na India - Pune (International Academy of Ayurveda ) e Professor de Iyengar Yoga certificado Nível Jr II pelo Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute (India – Pune). Iniciou seus estudos sobre o corpo, filosofia e cultura Indiana através de sua mãe bailarina, terapeuta ayurvédica e praticante de yoga. Praticou Artes Marciais e Dança por mais de 10 anos. Formou-se e estudou com professores de diversas tradições no caminho do autoconhecimento. Viaja à India regularmente para estudar com a família Iyengar, fazer retiros de Meditação e se aprofundar no Ayurveda. Sun é Pai do Moreno Mar e Ravi Kai, surfista e músico.

Ver Mais