Lista de Espera

Cerrado Brasileiro - O mundo mágico de Guimarães Rosa

Com Marcelo Backes11 a 16/8 de 2026

As riquezas naturais do Brasil têm sido matéria-prima para inúmeros autores da literatura nacional. A Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa, fazem parte do imaginário de importantes histórias em diferentes épocas, desde o romantismo de Gonçalves Dias, em “Canção do Exílio” ao regionalismo de Graciliano Ramos, em “Vidas Secas”. São inúmeros os exemplos de grandes obras literárias, inspiradas na natureza e no povo que dela vive.

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e do Brasil (cerca de 22% do território nacional), atrás apenas da Amazônia. Reconhecido como a savana com maior biodiversidade do planeta, abriga em seu território as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata). Além dos aspectos ambientais, o Cerrado tem grande importância social, pois muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros e comunidades quilombolas que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro, e detêm um conhecimento tradicional de sua biodiversidade. Apesar da sua importância, o Cerrado é, atualmente, o bioma mais ameaçado do país e o que possui a menor porcentagem de áreas sobre proteção integral.

Nessa viagem, iremos proporcionar uma conexão genuína com uma das maiores biodiversidades do mundo, em um local totalmente integrado ao ambiente, onde poderá se aprofundar em um dos grandes autores da literatura brasileira, enquanto desfrutam da região que deu origem à sua grande obra.

“O cenário rosiano está dado e é evidente. De modo que, mergulhar na obra de Guimarães Rosa será promover o encontro entre a forma e o conteúdo, atingindo assim o sentido, que de quebra virá emoldurado na paisagem apropriada. Em quatro passeios que vão da obra-prima mais longa ao conto até breve, a proposta é peregrinar por alguns dos momentos mais importantes de toda e qualquer vida, os amores e suas flores de tão variados nomes, os pactos que nos desafiam aqui e ali, a infância e seu significado, a ancestralidade cheia de metafísica e mistério, a religiosidade que se torna epifânica na concretude do sertão, em meio a um duelo repentino. Guimarães Rosa só ilustrará ainda mais, com suas páginas cheias de poesia, uma viagem já por si só tão bonita.”

– Marcelo Backes

Quem acompanha

Marcelo Backes | | |

Doutor em Germanística e Romanística pela Universidade de Freiburg, na Alemanha. Escritor, professor, tradutor e crítico literário, autor de A arte do combate (Boitempo, 2003), Lazarus über sich selbst (sua tese de doutorado sobre o poeta alemão Heinrich Heine, Frankfurt, 2005), Estilhaços (Record, 2006), maisquememória (Record, 2007), um romance de viagens, Três traidores e uns […]

Saíba mais
Baixe o Roteiro Detalhado

Cadastre-se

Para receber nossas newsletters