Serra da Capivara - Luzes e arte ancestral: o espetáculo da Ópera no Sertão

Com Equipe formada por Niède Guidon26 de julho a 2 de agosto, 2026

Visitar o Parque Nacional da Serra da Capivara é se propor a descobrir um estudo arqueológico que mudou a história do povoamento das Américas. Contendo um dos maiores conjuntos de sítios pré-históricos por quilômetro quadrado do mundo, onde mais de mil estão preenchidos com pinturas e gravuras rupestres, esse Patrimônio da Unesco revela batalhas, caçadas e outros aspectos do cotidiano das sociedades antigas que viveram no sudeste do estado do Piauí ao longo de vários milênios. Esse é também um lugar que representa grande importância para a arqueologia, a história e a preservação ambiental do Brasil. Em meio a esse tesouro imerso na caatinga brasileira, trilharemos uma jornada de descobertas pela trajetória de nossos ancestrais, na companhia de uma equipe formada pela maior autoridade brasileira no tema: a arqueóloga Niède Guidon.

Além disso, uma das experiências mais marcantes da viagem será presenciar a transformação de um dos espaços do parque em um anfiteatro natural para a Ópera da Serra da Capivara. Distante do sentido clássico do gênero, esse espetáculo de música e dança é uma expressão singular da harmonia entre a paisagem ancestral e a criatividade humana.

Quem acompanha

Equipe formada por Niède Guidon | | |

Capacitada por Niède Guidon, arqueóloga reconhecida internacionalmente e uma das mais importantes pesquisadoras da história brasileira, a equipe que nos recebe no Parque Nacional da Serra da Capivara é formada por profissionais de áreas diversas, monitores especializados, técnicos, arqueólogos e historiadores. Esses dedicados profissionais são altamente experientes em campo e contribuem de maneira fundamental para […]

Saíba mais
Baixe o Roteiro Detalhado

Cadastre-se

Para receber nossas newsletters