Grupo Confirmado

China - Uma jornada histórica e literária

Com Marcelo Backes07 a 25/4 de 2026

A ancestralidade, a língua, a religião e a cultura constituem os grandes patrimônios da China. Nesta jornada, teremos a oportunidade de vivenciá-los em um percurso significativo. Cidades como Dali, Shaxi, Lijiang e Shangri-La (antiga Zhongdian), localizadas na Província de Yunnan, nos revelarão uma atmosfera antiga ainda viva e a riqueza das diversas minorias étnicas do país, como os Bai, Naxi e Yi, que preservam línguas próprias, longa história, trajes típicos e outras peculiaridades. Enquanto isso, destinos como Pequim, Shanghai e Xian nos mostrarão a grandeza das dinastias, os monumentos, os templos e os mistérios do Taoísmo, do Budismo e do Confucionismo, coexistindo com a modernidade e outros avanços que hoje definem a China como uma potência notável e com crescente influência global. Esta viagem pela gigante do Oriente será conduzida sob a ótica da Literatura, percorrendo os caminhos da sua história, da filosofia milenar e das transformações sociais, da antiguidade aos dias de hoje.

“A China é o império do meio, um país que há 250 anos tinha 50% do PIB mundial e hoje parece voltar à antiga pujança. O crescimento absurdo e vertiginoso nas últimas décadas levou a uma modernização que às vezes dá a impressão de que o Ocidente parou no te mpo. Será que a economia funciona melhor sob um planejamento rigoroso por parte do Estado? A China é conhecida pelos chineses como ‘Tudo sob o Céu’ e seu comportamento ancestralmente umbilical, desde as antigas dinastias, tem motivações culturais das mais profundas. O país que deu ao mundo o taoísmo, A arte da Guerra e a muralha da China já mereceu as viagens de Marco Polo, dois Prêmios Nobel de Literatura recentemente e convida a uma viagem que, diante das transformações pelas quais o país passa, será sempre nova. ”

– Marcelo Backes

Quem acompanha

Marcelo Backes | | |

Doutor em Germanística e Romanística pela Universidade de Freiburg, na Alemanha. Escritor, professor, tradutor e crítico literário, autor de A arte do combate (Boitempo, 2003), Lazarus über sich selbst (sua tese de doutorado sobre o poeta alemão Heinrich Heine, Frankfurt, 2005), Estilhaços (Record, 2006), maisquememória (Record, 2007), um romance de viagens, Três traidores e uns […]

Saíba mais
Baixe o Roteiro Detalhado

Cadastre-se

Para receber nossas newsletters