Andaluzia - As três grandes religiões da História
Do século VIII ao XV, grosso modo, a Espanha (e Portugal) fizeram parte do mundo islâmico. A região espanhola hoje conhecida como Andaluzia é o coração desse período e guarda suas principais marcas. O foco de nosso percurso serão os encontros e desencontros entre as três grandes religiões de matriz abrâamica, Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, sob o domínio político e militar desta última. O período se encerra com a “la Reconquista”, no século XV, levada a cabo pelos “Reis Católicos”, Isabel de Castela e Fernando II de Aragão.
Entre suas três principais cidades, Córdoba, Sevilla e Granada (além de pequenos tesouros entres elas), nosso foco será entender as seguintes questões: houve de fato uma vida de tolerância religiosa nesse período? Como a filosofia grega, especificamente Aristóteles, chegou a Espanha moura (Al-Andalus) e daí seguiu rumo em direção ao norte da Europa,
adentro da cultura cristã latina medieval? Como os filósofos judeus criaram sua famosa mística conhecida como “Cabala” nesse mundo? Qual a diferença entre esse islamismo de Al- Andalus e o islamismo do fundamentalismo islâmico atual?
Entre o mito da beleza filosófica e religiosa desse período, e a sua derrocada, que levou a grandes fogueiras da inquisição espanhola, faremos um diálogo, entre essas três grandes religiões, acerca de Deus, ética, amor e tolerância.
Quem acompanha

Luiz Felipe Pondé | Antropologia | Cultura | Filosofia | História | Religião
Luiz Felipe Pondé é Filósofo, Professor da FAAP e Diretor do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP. Foi professor convidado em Mística Medieval na Universidade de Marburg (2002 e 2003) e Sevilla (2004) e professor convidado em Humanidades e Ciências da Saúde na Escola Paulista de Medicina de 2007 a 2010. Mestre pela Universidade de Paris 8, […]
Saíba mais