Mongólia | Terra dos Nômades - Uma viagem por tradições milenares e céus infinitos
Nesta viagem, vamos nos aprofundar na história de um dos povos mais resilientes do mundo. Localizada entre a Rússia e a China, esta nação pouco populosa é uma incrível descoberta, com belos cenários naturais e considerada um dos últimos redutos da cultura nômade no planeta. Sua história, excepcionalmente marcada por impérios, permanece viva nas ruínas e nos acervos dos museus, e suas tradições ainda são mantidas em costumes como a preparação do chá com leite, a construção das tradicionais gers, conhecidas como tendas mongóis, na preservação da caligrafia mongol e muito mais.
Além disso, suas paisagens quase intocadas impressionam a cada passo, com desertos, estepes, montanhas e lagos cristalinos, povoados por uma fauna pulsante. Embora a capital Ulaanbaatar traga um quê consumista e hipster em meio a prédios, o espírito nômade dos pastores dá o tom de pluralidade deste país ainda pouco conhecido.
Nesta viagem, teremos também a oportunidade de vivenciar o Festival Naadam (versão local) enquanto passamos pelo deserto de Gobi. Essa será uma versão mais íntima e autêntica da grande festa nacional, realizada por comunidades nômades e marcada por competições ancestrais.
Quem acompanha
Saulo Goulart | História
Saulo Goulart é doutor em História Cultural pela Unicamp. Desenvolveu pesquisa junto às principais instituições de fomento científico do país tais como Fapesp, CNPq e Capes. Trabalhou em âmbito internacional vinculado ao El Colegio de México (COLMEX) como pesquisador visitante. Dedica-se à divulgação científica, ministrando cursos no amplo aspecto da disciplina histórica, com especial interesse […]
Saíba mais