Em busca da geografia e não de férias
Por Luiz Felipe Pondé
Tenho discutido o conceito de luxo em muitos espaços. Na universidade, na mídia, no mercado, nos livros. Na FLIP de 2017 lançarei um livro pela Editora Três Estrelas, da Folha de S. Paulo, chamado “Marketing Existencial”, no qual um dos capítulos é dedicado ao conceito de luxo, e outro às viagens feitas em busca de significado, e não apenas em busca de lojas e banalidades que cabem numa selfie.
Uma viagem de luxo é uma viagem para lugares em que lojas existem apenas de forma secundária. O que temos tentado, ao longo destes anos de viagens, é mostrar aos participantes que eles podem ser menos turistas e mais viajantes. O turista busca apenas provas de que esteve em alguns lugares famosos. Um viajante busca experiências fora de seu cotidiano. Busca ver com os próprios olhos o quão gigantesco e misterioso é o mundo, e o quanto somos pequenos e insignificantes diante de tantos espaços infinitos. Um produto de luxo transita por espaços de significado e não apenas por espaços que cabem num cartão de crédito.
O turista “compra férias”, o viajante contempla a geografia do mundo. Um turista busca bater selfies em locais famosos. Um viajante busca sentido para seu deslocamento na vida e nesses espaços distantes, onde nossos semelhantes vivem e morrem, assim como nós, em nosso cotidiano. Um viajante é o ser curioso, um antropólogo em férias. Um viajante vai ao mundo em busca de algo que encante seu coração. Que o retire da banalidade à qual estamos, em parte, condenados. Viajar é transforma-se, é aprender a ver o invisível por detrás do óbvio.
Parte desse meu aprendizado devo à Latitudes e à confiança que sua equipe (além, claro, daqueles que viajam conosco) tem depositado em mim desde 2007, quando fiz minha primeira viagem de conhecimento, cujo tema era a Mística Medieval na França. Desde então já passamos pelos monastérios irlandeses, pelas Highlands escocesas, pelos mistérios e desertos da Turquia e de Israel, pelo mundo gelado e elegante da Escandinávia, inclusive pela solidão dos vulcões islandeses, pela geografia do sobrenatural na Romênia, e, em breve, pela pré-história francesa.
Minha busca, nessa parceria com a Latitudes, é afinar cada vez mais minha capacidade de caminhar pelo mundo, descobrindo a reverência que o desconhecido causa em nós, quando estamos abertos não apenas à geografia do que é visível, mas também à geografia do que toca o invisível. Um viajante aprende, a cada lugar que conhece, o quão ele ainda não foi capaz de entender neste mundo.
Luiz Felipe Pondé é filósofo e teólogo, professor de pós-graduação em Ciências da Religião da PUC-SP, da Faculdade de Comunicação da FAAP, professor convidado em Mística Medieval em algumas das principais universidades europeias. Mestre pela Universidade de Paris 8, Doutor pela USP, Pós-Doutor pela Universidade de Tel Aviv, colunista na Folha de S. Paulo, comentarista da TV Cultura e da Radio Bandeirantes e autor de, entre outros títulos, O Homem Insuficiente (Edusp, 2001), Crítica e profecia – a filosofia da religião em Dostoievski (Ed. 34, 2003), Do pensamento no deserto (Edusp, 2009), Contra um mundo melhor (LeYa, 2010), Guia Politicamente Incorreto da Filosofia (Leya, 2012), Era do Ressentimento (LeYa, 2014), e Guia Politicamente Incorreto do Sexo (LeYa, 2015).
Posts Recentes
Para fugir do óbvio no Réveillon
Equipe LatitudesChegamos àquele momento especial do ano: a hora de planejar a reta final e nos preparar para dar as boas-vindas a um novo ciclo. A virada do ano é o tempo de celebração, de introspecção e de intensas emoções, e não há nada mais apropriado do que optar por destinos que tornem esse momento ainda […]
19 de setembro de 2025Austrália
Equipe LatitudesUm destino versátil, com muito charme urbano e que guarda consigo um universo de singularidades Natureza próspera, vida selvagem, cidades com diferentes personalidades, experiências diversas e nem tão distante quanto parece. Só por essas razões, pode-se afirmar que a Austrália é um destino completo demais para ficar entre as últimas opções. Sua localização na Oceania […]
29 de agosto de 2025Ruanda | Para além dos fantásticos gorilas
Equipe LatitudesRuanda revela-se como um destino pulsante, com história marcada por resiliência e uma capital surpreendente É natural que, ao pensar em Ruanda, nossas mentes se voltem para o avistamento dos gorilas-das-montanhas. Afinal, esse é um dos poucos lugares do mundo onde esses primatas se encontram protegidos. Mas, ainda que essa experiência seja de fato grandiosa […]
8 de agosto de 2025